O desemprego é um problema grave no Burundi. Para capacitar as mulheres e as jovens a ganhar a vida, abrimos a escola de costura „Akazoza Keza“ (bom futuro) em 2021.
Oferecemos um programa de formação profissional de seis meses para se tornar uma costureira. No final, as participantes recebem um certificado que as ajuda a encontrar um emprego ou a abrir o seu próprio atelier de costura.

Grupo-alvo

Mulheres e jovens com ensino primário

Local

Bujumbura, Burundi

Responsável

Irmã M. Françoise Nimubona

Como pode ajudar com o seu donativo

Com 150 euros, possibilita que uma jovem ou senhora participe do curso de costura, dando-lhe assim a oportunidade de tomar a sua vida nas suas próprias mãos.

Podem participar em cada curso 20 alunas. Como temos um grande número de candidatas, decidimos aceitar inicialmente aquelas que estão desempregadas há três anos ou mais, a fim de lhes dar perspectivas de futuro.
Para além da aprendizagem da costura, a formação centra-se nas competências de vida em comunidade, na criatividade e na promoção dos talentos e capacidades de cada indivíduo.
Entretanto, já foram organizados com êxito vários cursos em Bujumbura/Schönstatt-Mont-Gikungu. Muitas destas estudantes encontraram trabalho e são capazes de sustentar as suas famílias desta forma.
A Irmã M. Françoise agradece todos os donativos para garantir o salário da professora e para poder fornecer os materiais necessários, tais como tecidos, agulhas, tesouras, etc.

Desde 2022, Burundi é considerado o país mais pobre do mundo. A taxa de desemprego é elevada, especialmente entre os jovens que abandonam o ensino e têm um baixo nível de escolaridade. Nas zonas rurais, as condições de vida são preocupantes e levam os jovens a emigrar. Esta situação gera frustração e agrava as tensões no meio da sociedade. Neste contexto, é compreensível que haja uma grande procura de participação no nosso curso de costura.

En junio de 2024, 14 mujeres completaron un curso de costura con la ceremonia de entrega de sus certificados. Ahora pueden tomar las riendas de su futuro en sus manos.