Os jovens são a esperança do Burundi. Cerca de 43% da população tem menos de 15 anos de idade! Um histórico de décadas de guerras civis e conflitos étnicos mergulhou a população na miséria e na pobreza. Para construir um novo futuro e fazer avançar o país, – muitas feridas precisam ser curadas primeiro, especialmente nos corações. É necessário desenvolver o carácter, educar para a paz, a reconciliação e a solidariedade.
Este é um objetivo importante para nós, que acompanhamos e inspiramos mais de 880 grupos de meninas e jovens mulheres. Estes grupos estão espalhados por todo o país e em quase todas as paróquias. Assim exige que façamos muitas visitas e ofereçamos formação nas diferentes áreas. Todos os anos, nós, irmãs, organizamos cerca de doze encontros e 20 dias de formação em várias dioceses.
O esforço vale a pena porque estes jovens são ativas no seu bairro: ajudam os idosos a cultivar os seus campos, procuram lenha para cozinhar e acompanham os doentes ao hospital. Asseguram a limpeza da igreja paroquial e dos bairros periféricos. Tentam animar a vida de oração dos cristãos, sobretudo nas periferias onde não há padres.