O Burundi é um dos países mais pobres do mundo. Devido a guerras civis, corrupção, acesso precário a serviços de educação e saúde, infraestrutura fraca e os efeitos do HIV/AIDS, o país teve o menor PIB per capita do mundo em 2021, de acordo com o Banco Mundial. Cerca de 80% da população vive abaixo do nível de pobreza. 56,8% das crianças com menos de 5 anos de idade sofrem de desnutrição crônica. Em decorrência da sua pobreza, o Burundi é economicamente dependente da ajuda externa.
O centro de saúde de Mutumba
Em 1962, as Irmãs de Maria de Schoenstatt fundaram um centro de saúde em Mutumba, na comunidade de Kabezi, a 30 quilômetros da cidade de Bujumbura. A região é uma área rural muito pobre, onde muitas pessoas não têm acesso a eletricidade ou água corrente.
Esse centro vem prestando serviços sociais e de saúde ininterruptos há 62 anos, mesmo durante as guerras das décadas de 1970 e 1990. O centro de saúde consiste em três áreas:
- um centro de atendimento ambulatorial,
- uma área hospitalar com três enfermarias de dez leitos para homens, mulheres e crianças
- e um prédio separado para partos.
Atualmente, ainda não há o serviço de cirurgia.
Reforma e reconstrução do prédio do hospital
Trata-se de um edifício de três andares com uma área total de 1.020 m2 e um orçamento de € 435.528. Até o momento, foram arrecadados € 178.000 para esse projeto.
A médio prazo, são planejadas fases sucessivas:
- a reforma do prédio de isolamento para doenças infecciosas,
- a construção de quartos para quatro enfermeiras
- e a reforma da cozinha externa e de um refeitório para os familiares que cuidam dos pacientes.