O Centro Infantil “ Cantinho de sol“ (CEFASOL) em Santa Maria/RS-Brasil está localizado na rua Angelin Bortholuzzi, 485 e foi inaugurado em 2008 pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt. Hoje, além de ser um espaço de referência para Camobi, também contribui para o desenvolvimento social das famílias. Acima de tudo, as propostas pedagógicas promovem a segurança interior, a criatividade, a educação e o desenvolvimento pessoal de muitas crianças, jovens e suas famílias.
Grupo-alvo
Até 200 crianças de famílias pobres sem perspectivas de futuro
Local
Rua Angelim Bortoluzi, 485 Statteil Camobi
Santa Maria/RS
Pessoas responsáveis
Irmã M. Mathilde Mang
Como pode ajudar com o seu donativo
Por 15 euros, podemos fornecer leite às crianças durante um dia.
Com um donativo de 100 euros, pode contribuir para a remuneração dos trabalhadores qualificados e ajudar a garantir os seus empregos.
Com 150 euros por mês, garante um lugar para uma criança no nosso centro.
O centro foi fundado pela Irmã M. Victoria Koch, que trabalhava no Bairro Camobi desde 1999 e dava aulas de religião no assentamento „Vila Jardim“:
„Vi muitas crianças que estavam a morrer de fome. Passavam meio dia na escola e depois ficavam na rua sem nada para comer enquanto os pais iam trabalhar. As crianças do bairro ‚Vila Jardim‘ não tiveram Natal e isso foi muito triste para mim.“
De um início humilde, desenvolveu-se ao longo dos anos um centro onde podemos acolher até 200 crianças e jovens com idades entre 2 e 14 anos. Desta forma, evitamos que fiquem expostos aos perigos da vida nas ruas. No centro, proporcionamos uma alimentação saudável e adequada, cuidados médicos e psicológicos e uma educação holística. O „Sonnenwinkel“ foi construído com a contribuição de muitos benfeitores. Atualmente, várias empresas sediadas em Santa Maria e arredores apoiam-nos. O setor cultural da cidade de Santa Maria financia alguns professores de música. No entanto, continuamos a depender de donativos. Os preços no país não param de subir. Precisamos de 2.500 euros por mês só para pagar os nossos funcionários especializados! Pagamos 200 euros por mês de gás só para podermos cozinhar o nosso almoço diário.
Nós, irmãs, cuidamos do centro juntamente com voluntários. Também empregamos três professores, um psicólogo e um assistente social, bem como um cozinheiro, um ajudante de cozinha e duas empregadas de limpeza. Juntas, estamos concentradas no objetivo do nosso “Cantinho de sol:
„Cantinho de sol – num canto escuro, o brilho alegre do sol penetra no coração das crianças“.
Atualmente, temos 53 crianças entre 2 e 5 anos, distribuídas por três grupos. Recebem quatro refeições por dia. As 137 crianças e jovens dos 6 aos 14 anos frequentam o centro alternadamente de manhã e de tarde, participam nas atividades e recebem duas refeições por dia.
Para as crianças mais velhas, são propostos grupos de trabalho:
- Ajuda nos trabalhos de casa, aprender a tocar um instrumento musical
- Fomentar a cultura e o folclore brasileiros, por exemplo, praticar danças tradicionais como as danças gaúchas
- Cursos de teatro
- Aulas de canto
- Cursos de informática
- Esporte
- Discussão de temas especiais do quotidiano, por exemplo, violência e drogas, solidariedade e gratidão, lidar com os meios de comunicação social.
- A partir dos 15 anos, ajudamos os jovens a encontrar uma aprendizagem e a prosseguir a sua formação no ensino noturno
Todas as crianças carregam inconscientemente fardos pesados consigo. São expostas a experiências traumáticas em casa ou na rua. Drogas, sexualidade, abuso, violência, trabalho infantil são apenas algumas das palavras-chave. Muitas vezes, contam-nos o que viveram ao fim de semana ou à noite. Muitos deles têm um pai ou uma mãe na prisão ou nem sequer conhecem o seu pai ou a sua mãe. Alguns jovens puderam aprender muito para as suas vidas connosco, terminaram a universidade, arranjaram um bom emprego e puderam constituir uma família bem estruturada.